Olá malta!
Neste fim de semana, realizamos a cerimónia de "Investidura" dos Guias e Subguias de todas as Secções do Agrupamento 1302.
Receber estes cargos traduz, simultâneamente, para quem os recebe, " o assumir uma honra e uma obrigação", colocar-se ao "serviço"... pelo que é muito aquilo que se espera de vós !!!
Será sempre bom relembrar as palavras de B. P.:
" Quero de vós que instruais as vossas patrulhas por vossa iniciativa, porque vos é possível conquistar cada um dos rapazes da patrulha e fazer dele um homem bom. De nada serve terdes um ou dois rapazes excelentes se o resto não prestar para nada.
Deveis procurar torná-los a todos razoávelmente bons. O meio mais eficaz para o conseguir é o vosso próprio exemplo, porque o que vós mesmo fizerdes os vossos escuteiros farão também.
Mostrai-lhes que sabeis cumprir ordens quer vos sejam dadas verbalmente, quer sejam impressas ou escritas, e que as executais, quer o vosso Chefe esteja presente quer não. Mostrai-lhes que podeis alcançar distintivos de especialidades, e os vossos rapazes irão atrás de vós sem precisardes de os convencer.
Mas lembrai-vos que os haveis de guiar e não empurrar."
Tenham bem presente toda a informação que vos foi passada e que reflectimos em conjunto neste fim de semana, durante o acantonamento na nossa Sede!... O Projecto Educativo, as áreas de desenvolvimento, os trilhos...
Façam-na chegar às vossas patrulhas da melhor forma possível... há um longo caminho a percorrer, e chegar ao destino, em muito dependerá da forma como souberdes desempenhar o vosso papel!...
Para finalizar deixamos duas orações para reflectirem.
São as "Orações do Guia".
Esperamos que nelas encontrem alento e orientação para "abraçarem" esta nova e importante missão que vos foi confiada.
Uma canhota amiga para todos!!
" Senhor Jesus, quiseste que eu fosse escolhido para Guia.
Fazei que, pela palavra, pelo exemplo e pela correcção fraterna
nos ajudemos todos a progredir
no Amor fraterno e no Vosso Amor..."
"Dai-me, Senhor, um coração sempre desperto,
um coração nobre, um coração recto,
um coração firme, um coração livre.
Que nenhum pensamento curioso me afaste da Vossa Lei,
que nenhum afecto indigno a profane,
que nenhuma intenção má dela me desvie.
Que nenhuma adversidade me consiga abalar,
que nenhuma paixão violenta seja capaz
de me escravizar.
Amén."